quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Curso de Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar (EAD - Grátis)

   




 INSCRIÇÕES DE 07 DE JANEIRO A 06 DE FEVEREIRO DE 2015


O Curso de Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar é voltado para professores da rede pública de ensino. Seu principal objetivo é possibilitar a formação adequada de profissionais para atuarem com Educação Inclusiva em escolas regulares, ou seja, capacitar professores de diferentes partes do Brasil por meio da disseminação de conhecimentos relativos ao trabalho educacional com pessoas com deficiência.
Com duração de cinco meses, o curso é oferecido gratuitamente na modalidade à distância, em todo país, pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF (NGime). São mil vagas por turma, sendo geralmente duas ofertas por ano. O curso está incluso no Programa da Rede de Formação Continuada da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).
Metodologia
A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação tem modificado a relação entre alunos e professores. Com a adoção de práticas pedagógicas que se utilizam de ferramentas interativas, propiciadas pelas novas tecnologias, é possível uma participação colaborativa e contributiva dos alunos no desenvolvimento de cursos na modalidade a distância.
No nosso curso, o aluno conta com o suporte de materiais didáticos em dois ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): a Plataforma Moodle e o site do NGime.
Do aluno, espera-se o acompanhamento das ações propostas nestes ambientes virtuais, com participação nas atividades solicitadas na Plataforma Moodle como fóruns, tarefas, questionários, wikis, entre outras. Disponibilizamos aos alunos ainda, material didático elaborado por professores especializados nas respectivas áreas do conhecimento, além de aulas em formato de apresentação digital.
Apoio Pedagógico
Oferecemos aos alunos todo o suporte pedagógico realizado por doutores e mestres para o desenvolvimento e aprendizado do aluno nessa modalidade de ensino. Além disso, o papel do tutor/professor será o de facilitador, aquele que criará as situações de aprendizagem e a relação privilegiada entre os alunos. A aprendizagem será estabelecida como um processo social, onde o ato de ensinar ocorrerá através de uma série de relações interativas que buscará conduzir o aluno à elaboração de representações pessoais sobre o objeto de aprendizagem. Neste processo, serão considerados os fatores culturais, a experiência acumulada do aluno e a utilização de instrumentos que lhe permitam construir uma interpretação pessoal e contextualizada na sua realidade sobre o objeto de estudo. Isso significa uma interação direta entre alunos e tutores e uma redefinição de papéis, onde os mesmos são coparticipantes do processo de ensino/aprendizagem.
Avaliação
A avaliação de cada disciplina pode variar em função das orientações dos professores responsáveis pela mesma ou de necessidades contextuais vigentes no momento da sua implantação. Desse modo, o processo avaliativo será composto por atividades que estimulam a cooperação horizontal (entre os estudantes) e a vertical (entre estudantes, tutores e professores), definidas no início de cada disciplina.
Certificação
Ao término do curso, o aluno poderá solicitar uma declaração de conclusão para ser utilizada até que o certificado, emitido pela UFJF, com o número de registro do MEC, fique pronto. O prazo de entrega deste é de 8 a 12 meses.


 

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